quarta-feira, 20 de maio de 2009

O que você NÃO DEVE fazer diante de jogadoras de RPG!

Tentarei traduzir o trecho mais importante de um texto que se encontra em um site gringo que considerei de valor inestimável para a maioria das mesas de RPG que rolam pelo Brasil afora. Se você tem ou pretende narrar aventuras com a presença de mulheres na mesa, por favor, use isto como um guia prático de etiqueta para evitar situações incômodas e vergonhosas. Acredito que se vocês seguirem estas dicas, estarão contribuindo não só para enriquecer nosso hobby como também irão quebrar um paradigma que diz que "RPG é coisa de menino". Nada mais preconceituoso e errado de se pensar! Mulheres ao meu ver podem contribuir de modo magnífico em uma sessão de jogo, seja por meio de interpretação ou na solução lógica de problemas! Mas vamos ao que interessa: 10 coisas que jogadores não devem fazer perto de jogadoras!

10- Não tente impressioná-las: Às vezes os homens se comportam de maneira diferente na presença de mulheres, tentando parecer "durões" ou falando linguagem xula! Normalmente esse comportamente se agrava conforme a auto estima do homem diminui.
9- Não seja condescendente durante o jogo ou quando explica regras para jogadoras: Alguns de nós (às vezes inconscientemente) presumem que as jogadoras podem não conhecer as regras pelo fato de que a maioria dos jogadores são homens. O fato é que se elas já não conhecem as regras, elas são perfeitamente capazes de aprenderem sozinhas! Poucas coisas são tão aborrecidas para uma jogadora do que ver todos achando que ela não sabe interpretar seu personagem. Se ela quiser ajuda, ela pedirá.
8- Olhe nos seus olhos, não nos seus seios: Não é intenção deste texto sugerir que os seios ( ou qualquer outra parte da anatomia feminina) não é interessante, mas sim que a fixação visual sobre o corpo de uma mulher pode deixá-la desconfortável. Por mais tentador que seja olhar, faça um esforço para que você encare os olhos dela quando conversarem e tente focar sua atenção nos elementos do jogo. Lembrem-se: por mais interessado que você esteja, muitas mulheres tem auto-consciência de seus corpos e não ficam muito felizes em serem devoradas com os olhos!
7- Não as toque, a menos que lhe seja permitido: Para propósitos deste texto, tocar significa contato exagerado, tal como tentar colocar o braço em torno dela e abraçá-la, junto com toques intencionais "disfarçados"."Acidentalmente" esfregar-se nela ou tocar sua mão enquanto tenta alcançar algo. Se você realmente fizer um contato acidental, certifique-se de se desculpar imediatamente. Ela gostará mais de você ao ver o esforço que faz para respeitar seu espaço pessoal.
6- Não projete suas impressões sobre as mulheres nas jogadoras:Para ser grosseiramente honesto, os homens se sentem estranhos quando estão perto das mulheres. Muitos de nós nunca tiveram um relacionamento romântico significativo com uma mulher, e muitos podem contar nos dedos de uma mão quantas namoradas já tiveram. Muitos de nós baseiam seus conhecimentos sobre o que as mulheres querem e como gostam de serem tratadas em informação de segunda mão. Muitas dessas informações vem de personagens que vimos em livros e filmes e para ser totalmente honesto, pornografia. Por favor, lembrem-se de que as atrizes de filmes adultos são atrizes. Só porque elas interpretam mulheres que querem sexo a toda oportunidade, não quer dizer que todas as mulheres são assim!
5- Não presuma que ela quer um relacionamento com você só porque não o rejeitou de imediato: Virtualmente todos os jogadores, inclusive eu, já chegaram em um ponto da vida em que parece que não merecem ser amados, tantas foram as vezes em que foram rejeitados. De repente, uma jovem charmosa se aproxima de nossa mesa de jogo. Ela parece desfrutar de nossa companhia, quer ouvir sobre nossos personagens e até recosta a cabeça em nossos ombros quando ri. Embora esse nível de tratamento seja indizivelmente melhor do que nossas rejeições passadas, não significa necessariamente que ela está atrás de um namorado. Ou que você possa ser um candidato a essa posição. "Amigos em primeiro lugar" é a melhor maneira de se começar para evitar confusão e vexame. Se ela quiser romance, ela não deixará dúvidas em sua mente.
4- Não deixe qualquer interesse emocional ou sexual que você tenha transparecer no jogo: Mesmo que esteja atraído, existem poucas coisas tão patéticas do que interpretar sua atração por meio de tentativas do personagem de tocar, flertar, ou de outra forma se envolver romanticamente com a personagem da jogadora. Um desdobramento desse tipo de comportamento é pedir à jogadora que descreva o que ela está vestindo, e fazer sugestões como biquínis de metal e outros acessórios impraticáveis ou despudorados, comuns em desenhos de fantasia. Ela vai perceber esse comportamento, especialmente se for descrito como "apenas interpretação" quando ela o confrontar, e isso certamente a irritará.
3- Não presuma que jogadoras são indefesas e que precisam ser resgatadas: A menos que uma jogadora deixe claro que está interpretando uma dama em apuros, permita que ela jogue da maneira que achar melhor, da mesma forma que você faria com um jogador. Se sua personagem precisar de ajuda, ela pedirá. Ninguém gosta de ser tratado como um herói de segunda que precisa ser resgatado todo o tempo.
2- Não as convide para sair, a menos que esteja preparado para ser rejeitado: Não há nada de impróprio em pedir para uma jogadora passar algum tempo junto com você fora do jogo. De fato, as damas podem respeitá-lo mais se tomar essa estrada ao invés de ficar olhando seus corpos (ver # 8), tocá-las sem permissão (ver # 7), tratá-las como se já fossem suas namoradas (ver # 5), ou entrar em um flerte imaginário (item # 4). Lembre-se no entanto que se você não estiver preparado para uma rejeição, você não tem o direito de pedir. Ela deve ser livre para responder da forma que quiser, sem que isso afete seu relacionamento com você ou o resto do grupo. Se você ficar arrasado com a rejeição dela e o jogo se tornar desconfortável para ela, todos os envolvidos perdem. Se não tiver certeza de como irá lidar com uma negativa dela, é melhor que espere até estar mais seguro sobre seus sentimentos antes de perguntar.
1- Não quer dizer não: Persistência é uma qualidade admirável, mas não quando se trata de pedir várias vezes um encontro se ela já disse que não está interessada. Tenha respeito o bastante para honrar os desejos dela!

2 comentários:

Tales de Azevedo disse...

hahahahahaahha ^2

Salsa disse...

Hahaha, tem um monte de nerd gordo que precisa ler isso 4 vezes por mês, 12 vezes por ano, pra no segundo ano entender.